O risco é inerente a qualquer obra de construção civil. Eles estão presentes em todas as fases de um empreendimento, seja ele uma casa, um prédio residencial, um prédio comercial ou um galpão. Nesse texto iremos elencar os principais pontos de atenção para o cliente, o que pode dar errado e como resolver.

Na fase de projetos

É importante que não existam divergências dos projetos com as normas regulatórias ou legislações ambientais. Isso se deve primeiramente em relação ao desempenho da construção. Isso é básico e a segurança e conforto ao usuário são premissas fundamentais da Amplus.
Porém, sem considerar esse ponto, algo muito importante é a burocracia envolvida na aprovação. Nos órgãos municipais essa aprovação pode demorar meses dependendo do número de revisões necessárias. Enviar um projeto legal correto e o mais rápido possível é vital para a manutenção do prazo da obra.
Portanto a montagem do time de projetistas que estarão envolvidos no projeto é a primeira e principal escolha para garantir a qualidade final do produto acabado, somente isso não é garantia de nada, mas a escolha dos profissionais errado neste momento pode comprometer o sucesso da obra.

Na gestão e compatibilização dos projetos

A equipe de gestão de projetos trabalha para verificar se os projetos estão de acordo com os órgãos regulamentadores, normas vigentes e as expectativas do cliente. Além disso também é feita a compatibilização entre todas as disciplinas, evitando interferências e tomadas de decisão na obra. Isso é extremamente importante para evitar futuros problemas e contratempos que possam atrapalhar o andamento planejado e até mesmo o aumento dos gastos e desperdícios.
A realidade do mercado hoje, de maneira geral, não é essa citada no parágrafo acima. Na maioria das vezes os projetos são contratados e executados de maneira isolada, sem a atuação de uma equipe de gestão de projetos. O resultado disso é uma série de interferência entre as disciplinas que acabam sendo descobertas durante a execução, gerando desperdícios, aumento de custos, atraso de cronograma e também impacta na qualidade final da obra.